www.gimp.com.br

Blender => Blender Tutoriais => Tópico iniciado por: Kuru-Man em Outubro 25, 2013, 08:01:30



Título: Gerando uma ilustração no Blender
Enviado por: Kuru-Man em Outubro 25, 2013, 08:01:30
Isto não é exatamente um tutorial e sim uma dica de como gerar uma ilustração no Blender. Só vou apresentar um resumo do processo, até porque ele varia muito de um trabalho para outro, mas quem tiver dúvidas, pode perguntar.

Aqui temos esta pequena cena criada no Blender (1) e queremos convertê-la para uma ilustração. Abra alguma cena que você tenha ou faça qualquer cena simples, agora, apenas para fins de teste.

(http://imageshack.us/a/img15/6122/2iwf.jpg)

Primeiro salve seu trabalho com outro nome, para evitar modificar o original por acidente! Em seguida, vá em Scene (2), abra a aba "Post Processing" (seta vermelha) e clique a opção Edge (a), para ativá-la. Isto fará com que os objetos da cena ganhem um contorno preto:

(http://imageshack.us/a/img801/1392/vd59.jpg)

Repare que, logo abaixo da opção Edge (3), há a barra "Threshold" (seta vermelha) e uma barrinha preta. A barrinha preta é a cor de contorno, se você quiser uma cor diferente dê dois cliques sobre ela e mude a cor. E o "Threshold"? Ele controla até onde o Blender deve contornar os objetos da cena. Quanto mais alto você colocar o valor de Threshold, mais detalhes do objetos serão contornados. Nesse exemplo, eu coloquei o valor máximo, 255. Ponha o mouse sobre a barra e arraste o nível dela para a direita (ou segure a tecla Shift e dê dois cliques seguidos de mouse sobre a barra. Delete o valor antigo e digite o novo).

(http://imageshack.us/a/img13/2231/2j3f.jpg)

Você deve ter notado que o Blender deixou algumas partes das engrenagens sem contono, mesmo usando o valor máximo de Threshold... e, para uma ilustração, o resultado não saiu muito satisfatório. Precisamos, então, mexer em algumas configurações (clique na miniatura abaixo para ampliar). No Material eu configurei de modo a deixar os objetos em tons de cinza. Na Lâmpada, na aba Shadow, mudei a cor da sombra, de preto para um cinza-escuro.

(http://imageshack.us/a/img844/3346/tj3u.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/844/tj3u.jpg/)

Se você quiser que somente os objetos sejam exportados e não o fundo atrás deles, faça as seguintes configurações: Na aba "Output", marque a opção RGBA e deixe a opção PNG marcada. Na aba "Layer" desmarque a opção "Sky".(veja na miniatura abaixo)

(http://imageshack.us/a/img823/4980/1fmf.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/823/1fmf.jpg/)

Quando terminar, renderize sua cena, apertando a tecla F12. Se você não gostou do resultado, pressione a tecla Esc, corrija o que estiver de errado e renderize novamente. Caso esteja tudo OK, aperte a tecla F3 e salve a sua imagem. Se você seguiu tudo à risca, seu arquivo estará com fundo transparente, como no meu:

(http://imageshack.us/a/img845/5339/z3cm.jpg)

Isso conclue o trabalho no Blender. Deste ponto em diante, você pode, simplesmente, usar a ilustração como está ou editá-la em um programa gráfico, como o Inkscape, o Gimp... ou outro de sua preferência. Eu escolhi o Gimp (6). Nele, eu colorizei as engrenagens, empregando um degradê dourado em uma camada à parte (a), configurada no modo Super-exposição com opacidade de 72%. Também usei uma série de texturas para o fundo (b) e completei os contornos que faltavam nos objetos (c):

(http://imageshack.us/a/img34/3619/g6g6.jpg)

Por fim, cortei parte da imagem e dei por encerrado o trabalho. Aqui está a imagem final:

(http://imageshack.us/a/img585/4118/lr9z.jpg)


Atenção: Essa técnica de contornar os objetos no Blender eu aprendi no tutorial Renderizar com bordas. (http://blendertotal.wordpress.com/tutorial-renderizar-com-bordas/) Embora o tutorial seja antigo e os comandos tenham mudado, aconselho a ler para saberem mais sobre o recurso.



Título: Re: Gerando uma ilustração no Blender
Enviado por: isaqueprofeta em Outubro 30, 2013, 02:27:44
Curti o efeito final =D


Título: Re: Gerando uma ilustração no Blender
Enviado por: Kuru-Man em Outubro 30, 2013, 06:59:48
Obrigado, isaque! Fiz algumas correções:

Hoje eu fiquei sabendo que é possível exportar a imagem com o fundo transparente, do Blender para outros programas. Isso facilita muito a edição de imagens, pois você não precisará perder tempo removendo o fundo no Gimp. O exemplo abaixo ilustra o que quero dizer. No caso, eu importei as imagens para um arquivo contendo fundo verde. As engrenagens da esquerda estavam com um fundo azul e as da direita tinham o fundo transparente:

(http://imageshack.us/a/img853/9316/w7eg.jpg)

Para isso, bastar efetuar algumas configurações simples no Blender, antes de exportar a imagem. Já editei o tópico, corrigindo as informações. Dica encontrada neste site espanhol. (http://joaclintistgud.wordpress.com/2013/03/17/blender-png-con-transparencia-desde-la-version-2-65/)