www.gimp.com.br
Junho 20, 2019, 09:06:57 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.
Perdeu o seu email de activação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registrar  

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Exercícios de Traço - 3  (Lida 1769 vezes)
Kuru-Man
Gimper

Hasta La Vista...Baby!!

Ver Perfil
« : Novembro 08, 2013, 09:10:18 »

Outra sequência de exercícios! Desculpem pela má qualidade dos scans (ainda estou aprendendo a lidar com a câmera... rsrs). Este é praticado em folhas de caderno (A):

http://imageshack.us/a/img33/236/qezy.jpg

O primeiro é uma série de linhas retas (figura B). Aqui estou usando três linhas do caderno. Comece traçando retas em zigue-zague (1) no sentido indicado pelas setas, até chegar ao canto direito da folha. Em seguida, faça novas retas, sempre em zigue-zague, de modo a cruzar com as retas anteriores (2). Repita o processo (3 e 4) até ficar como mostrado em B.

Não precisa fazer os traços correndo! Vá devagar, no início. Você também pode fazer uma pequena pausa entre uma reta e outra. O importante é que as retas não ultrapassarem a primeira e a terceira linhas e que você procure manter um espaço regular entre os traços. Claro que no início será difícil, somente com a prática você consegue.

Vamos ao segundo exercício (figura C). No espaço de três linhas, trace cinco retas inclinadas (1), no sentido mostrado pela seta vermelha. Depois, trace uma nova, começando de onde você terminou a quinta reta (2) e indo até a base da terceira linha. Adicione quatro retas (3), traçadas no mesmo sentido da primeira. A partir daí, você repete os traços, até chegar ao lado direito da folha (4).

Volte ao lado esquerdo da folha  (figura D).  e trace uma linha no primeiro espaço, vá traçando até preencher esse espaço (1),  sempre respeitando o movimento mostrada na seta. Passe para o espaço seguinte (2) e preencha-os com novas retas (3)... depois para o próximo (4), até o fim.

O terceiro exercício (figura E) é uma variante do anterior. Acho que as figuras estão bem claras e não há necessidade de maiores explicações:

Os demais exercícios mostrados na figura A eu já havia explicado  neste outro tópico,  basta você acessá-lo para saber como fazê-los.

Neste último exercício, (figura F), você utiliza folhas de sulfite ou de rascunho. são apenas variantes de um dos exercícios propostos pelo Prof. Fábio (veja o link do blog dele nos tópicos anteriores). Mantenha uma velocidade média no traçado: nem muito devagar, nem muito rápida. Não apóie o braço sobre o papel (somente a ponta do grafite deve tocá-lo) e segure o lápis como o Prof. Fabio ensinou.

A figura G mostra claramente o processo: você iniciia traçando um círculo e sem tirar o lápis do papel, vai traçando (1) até chegar ao centro (2). Complete a folha traçando essas mesmas formas com diferentes tamanhos (3).

<<< Fui!>>>
isaqueprofeta
Gimper

Ver Perfil
« Responder #1 : Novembro 10, 2013, 10:05:34 »

Kkkkkkkkkk, prefiro deixar a parte de desenho para o meu irmão =D

Massa a aula Kuru!
Kuru-Man
Gimper

Hasta La Vista...Baby!!

Ver Perfil
« Responder #2 : Novembro 12, 2013, 02:25:28 »

Esses exercícios também ajudam a lidar com mesa digitalizadora. Pelo que percebi, as mesas da Wacom exigem que você tenha um traço firme e solto... do contrário, os contornos saem tortos! Pelo menos na minha Wacom Bamboo acontecia isso. Depois que passei a praticar os exercícios, esse problema foi quase inteiramente resolvido: só um ou outro contorno mais longo é necessário eu traçar com vetor, o resto é tudo à mão mesmo, como no desenho da bruxinha.
<<< Fui!>>>
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: