Imagem Original.
Colorização:
Em outros tópicos, eu disse que usava canais para a colorização e vou mostrar aqui um pouco mais do processo, que eu acho muito flexível. Esta imagem é a prova disso:

A figura da esquerda é o estudo inicial de cores e a da direita, é a imagem final. Notem que eu mudei as cores do fundo, a cor do vestido e vários outros pequenos detalhes... e tudo isso
sem prejudicar o andamento do trabalho.
Utilizei
doze canais para salvar as seleções (pele, cabelo, etc) e
quatro camadas iniciais (contorno, cores da personagem, cores do fundo e uma camada chapada de branco). Vejam como eram essas quatro camadas:

Esta outra imagem dá uma idéia de como é uma seleção salva em um canal. Você pode criar a seleção como quiser, indo em
Editar/Salvar para canal. Para não se perder, sempre é bom ir nomeando os canais:

Você pode editar um canal, do mesmo modo que edita a Máscara Rápida: o que você pintar de
branco, no canal, é adicionado à seleção; o que você pinta de
preto, nele, é subtraído da seleção. No canal, as áreas mascaradas aparecem em
cinza.Uma forma de se otimizar o trabalho, é deixar os elementos de uma
mesma cor em um só canal, sempre que possível. O branco dos olhos da personagem e o branco dos balões, por exemplo, eu salvei no
mesmo canal. Na colorização usei
mais camadas é claro; por exemplo, para sombrear a pele foram umas quatro camadas, só que eu vou
combinando essas camadas, à medida que termino o sombreado. Este screenshot mostra o início da colorização da pele:
Eu vou sombreando elemento por elemento. Aí, passo para outro elemento, o cabelo, vamos supor, crio mais camadas, sombreio e combino. Faço esse processo até completar o trabalho.
Pode parecer confuso, mas garanto que é simples e pode ser feito em computadores com
menos recursos, pois, como já disse em outros tópicos, os canais facilitam nessa parte.
Bom, relendo o que eu escrevi, dá aquela sensação de que faltou explicar alguma coisa; mas, no geral, seria isso aí. Claro que que, quiser, pode fazer perguntas e eu vou procurar esclarecer.
Vejam também:• Minhas experiências com o Gimp Painter;• Links de desenho (tutoriais, dicas, etc.);• Os links informados no terceiro post deste tópico.