www.gimp.com.br
Setembro 09, 2010, 08:07:59 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.
Perdeu o seu email de activação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quero aprender modelagem 3D  (Lida 3690 vezes)
FullBody
Layer

Ver Perfil
« : Março 11, 2008, 12:29:32 »

Quando me cadastrei neste site, foi justamente para aprender a usar o gimp . Hoje já faz uns 2 anos desde que comecei. E recentemente publiquei meu primeiro e humilde tutorial (http://www.gimp.com.br/joomla/smf/index.php?topic=6896.new#new).

Eu queria aprender algo na parte gráfica, antes de aprender manipulação de imagens, tentei aprender modelagem 3D no 3dsMax 5, meu tio que se animou até comprou um livro para eu aprender e pagou "salgados" R$125,00 pelo produto. Passou-se um tempo e abandonei o livro, e o CD que vinha junto com as lições para para praticar ficou rachado no meio, assim o livro perdeu uns 97,00% de sua utilidade.

Tempos depois tentei aprender photoshop e encontrei o gimp, o primeiro tutorial que fiz foi o efeito brokenTV (http://www.gimp.com.br/joomla/smf/index.php?topic=1403.0). Depois me animei e continuei com o programa.

Mas de vez em quando eu sinto vontade de aprender modelagem 3D. Já mexi em anm8tor, Maya Learning edition, Blender.

Muitas vezes eu já instalei um pograma de modelagem 3D apenas para desinstalá-lo depois.

Quando vi que o arquivo de instalação do Blender pesava uns 8mb fiquei contente. Mas quando vi a interface, era como se eu estivesse procurando uma agulha no palheiro

Então quero saber a opinião de vocês:

Qual programa devo mexer? Blender, 3dsMax, Maya (que achei muito pesado no meu pc)?

Como é feita a modelagem? É que nem pegar uma massa de modelar e fazer tudo nesta "massa" ou vamos modelando e juntando?

Colocar texturas é difícil? Pelo que vi, é como pegar um papel e embrulhar num molde de maneira que cada parte fique bem ajustada.

pelo que sei tenho que escolher bem qual o programa que quero aprender, pois normalmente os modelos não são compatíveis entre os programas, ou seja, se eu fizer um carro no blender e quiser abrí-lo no Maya, não será surpresa se o arquivo não for compatível.
« Última modificação: Março 11, 2008, 07:36:24 por FullBody » Registrado
bob_crazy
Filter

Trate teu próximo como gostaria de ser tratado !

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : Março 18, 2008, 02:58:42 »

Vai de blender mesmo !

É gratuito e fácil de mexer.
Baixe as revistas eletrônicas procedural, que encontra o link no fórum do blender brasil mesmo.

Começa aos poucos, modelando coisa simples, brincando com sombra e aprendendo os atalhos do programa, para depois tentar algo mais complicado.

Você com certeza vai gostar do programa.

Boa sorte e bons estudos.
FullBody
Layer

Ver Perfil
« Responder #2 : Março 19, 2008, 05:09:37 »

Obrigado pela resposta bob. Pensei que ninguém iria me responder.
Filter

Pixel artist

arlindo-cesar-sk8@hotmail.com
Ver Perfil
« Responder #3 : Março 19, 2008, 10:46:26 »

a área blender do fórum é abandonada =\

quase ninguém vem aqui...

muitas vezes um tópico não recebe nenhuma resposta, por isso eu te recomendo buscar por outros fórums sobre o blender (e olha que tem muitos) mas é claro, não deixe de postar suas imagens e quem sabe seus tutos aqui em um futuro breve

eu ja tentei aprender modelação, baixei várias apostilas em pdf, elas são excelentes, porém são verdadeiros livros, por isso eu acabei me desinteressando (por preguiça)

boa sorte pra você cara
Layer

Ver Perfil
« Responder #4 : Março 29, 2008, 03:01:58 »

obrigado pela dica hammer e me desculpe por responder quase dez dias depois, pois eu achei que esta parte do fórum estava esquecida também. Vou procurar algum fórum por aí e ver se consigo aprender o blender, apesar de que eu gostei do maya, mas que infelizmente é muito pesado para a minha máquina.

Para se ter uma idéia, tenho um arquivo pdf do maya com 5836 páginas e o arquivo pesa 168mb.

Nunca que terei paciência de ler tudo.
Filter

Pixel artist

arlindo-cesar-sk8@hotmail.com
Ver Perfil
« Responder #5 : Março 30, 2008, 02:37:52 »

Chocado Chocado Chocado Chocado Chocado Chocado Chocado Chocado Chocado

OMG

eu ja penei pra ler um de 25 do blender...

eu tbm nunca teria coragem de ler um desse...
Brush
*

Ver Perfil
« Responder #6 : Janeiro 15, 2010, 04:37:17 »

Eu criei um site que talvez ajude a aprender 3D.

Os programas:
- Blender 3D
- Sketchup
- Kerkythea
- Yafaray
entre outros...

Fiz um manual resumido em PDF que também pode ser uma ajuda.

Visitem http://aprender.projectos3d.com para mais informação.

Boas sorte!
  Imprimir  

Ir para: