Às vezes, alguns membros do fórum postam dúvidas ou pedido de tutoriais nos meus recados. Não acredito que esta atitude seja correta, então, resolvi criar este tópico para esclarecer
por que sou contra isso:
1) O Fórum foi criado justamente para responder dúvidas. Dificilmente sua pergunta ficará sem resposta se você postar aqui porque, se um não souber a solução, outro saberá. Caso um não tenha tempo de responder, outro vai ter.
Se você expor suas dúvidas em um
tópico, todo mundo verá; já se você postar recados para eu ou qualquer outra pessoa, a chance de resposta é reduzida: há membros que não aparecem aqui com frequência ou não costumam verificar seus recados.
Além disso, é mais prático: Se
vinte pessoas tiverem a mesma dúvida, basta colocar a resposta em um tópico e todas elas serão beneficiadas. Melhor do que responder a apenas
uma pessoa, por recado... e deixar todas as outras dezenove na mão!
2) Não tenho todas as respostas. Dúvidas sobre mensagens de erro ou instalação, principalmente. Sem contar que há recursos do Gimp que não domino e há vários efeitos que ainda tento reproduzir no programa;
3) Certas perguntas são difíceis de responder, sem que você já tenha certos conhecimentos. Por exemplo, efeitos em fotos geralmente são executados com auxílio de máscaras, camadas e filtros. Então, é evidente que você terá de aprender essas coisas primeiro, para que dê certo.
O mesmo vale para
tutoriais. E para criar um tutorial nem sempre é simples, fácil ou rápido. Para o tutorial sair bom, tem que haver uma revisão cuidadosa, para saber se o que foi ensinado está claro, se faltou alguma coisa e se não há erros nele.
É evidente que tudo isso exige tempo... e meu tempo anda
escasso. Pra completar, meu Gimp e o Inkscape estavam travando e tive que removê-los; ainda vou pensar em como resolver esse problema. Até lá, os tutoriais estão suspensos, infelizmente...
Que fique claro: não me importo e nunca me importei em ajudar ninguém. Entretanto, para ajudar, precisa-se ter tempo e condições. E, no caso de fóruns ou comunidades, a ajuda deve ser prestada visando
todas as pessoas, não somente uma ou duas.Veja também:• Algumas coisinhas sobre Aprender... (Neste tópico também há uma lista dos meus tutoriais)• Como aprender do modo correto• Encontrando respostas mais rápido