www.gimp.com.br
Setembro 08, 2010, 12:32:37 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.
Perdeu o seu email de activação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias:

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registrar  
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguns Esclarecimentos  (Lida 2216 vezes)
Kuru-Man
Global Moderator
Gimper

Ver Perfil WWW
« : Setembro 06, 2008, 03:26:52 »

Às vezes, alguns membros do fórum postam dúvidas ou pedido de tutoriais nos meus recados. Não acredito que esta atitude seja correta, então, resolvi criar este tópico para esclarecer por que sou contra isso:

1) O Fórum foi criado justamente para responder dúvidas. Dificilmente sua pergunta ficará  sem resposta se você postar aqui porque, se um não souber a solução, outro saberá. Caso um não tenha tempo de responder, outro vai ter.

Se você expor suas dúvidas em um tópico, todo mundo verá; já se você postar recados para eu ou qualquer outra pessoa, a chance de resposta é reduzida: há membros que não aparecem aqui com frequência ou não costumam verificar seus recados.

Além disso, é mais prático: Se vinte pessoas tiverem a mesma dúvida, basta colocar a resposta em um tópico e todas elas serão beneficiadas. Melhor do que responder a apenas uma pessoa, por recado... e deixar todas as outras dezenove na mão!

2) Não tenho todas as respostas. Dúvidas sobre mensagens de erro ou instalação, principalmente. Sem contar que há recursos do Gimp que não domino e há vários efeitos que ainda tento reproduzir no programa;

3) Certas perguntas são difíceis de responder, sem que você já tenha certos conhecimentos. Por exemplo, efeitos em fotos geralmente são executados com auxílio de máscaras, camadas e filtros. Então, é evidente que você terá de aprender essas coisas primeiro, para que dê certo.

O mesmo vale para tutoriais. E para criar um tutorial nem sempre é simples, fácil ou rápido. Para o tutorial sair bom, tem que haver uma revisão cuidadosa, para saber se o que foi ensinado está claro, se faltou alguma coisa e se não há erros nele.

É evidente que tudo isso exige tempo... e meu tempo anda escasso.  Pra completar, meu Gimp e o Inkscape estavam travando e tive que removê-los; ainda vou pensar em como resolver esse problema. Até lá, os tutoriais estão suspensos, infelizmente...

Que fique claro: não me importo e nunca me importei em ajudar ninguém. Entretanto, para ajudar, precisa-se ter tempo e condições. E, no caso de fóruns ou comunidades, a ajuda deve ser prestada visando todas as pessoas, não somente uma ou duas.

Veja também:

• Algumas coisinhas sobre Aprender... (Neste tópico também há uma lista dos meus tutoriais)
• Como aprender do modo correto
• Encontrando respostas mais rápido
« Última modificação: Fevereiro 27, 2010, 03:20:40 por Kuru-Man » Registrado

Prefiro responder dúvidas sempre pelo fórum, não através
de recados.
Saiba mais aqui.
Kuru-Man
Global Moderator
Gimper

Ver Perfil WWW
« Responder #1 : Janeiro 03, 2009, 02:22:14 »

Só dando um up, porque achei importante.

de recados.
Saiba mais aqui.
Amonia
Brush
*

I'm Rock

Ver Perfil Email
« Responder #2 : Janeiro 10, 2009, 08:27:03 »

Só dando um up, porque achei importante.

ata vc eh o rogerio?^^

jah ti ve varias vezes la na comu, a unica diferenca eh q eu nao marco presença so fico observandoxD
....
Kuru-Man
Global Moderator
Gimper

Ver Perfil WWW
« Responder #3 : Janeiro 10, 2009, 08:38:27 »

[ata vc eh o rogerio?^^

jah ti ve varias vezes la na comu, a unica diferenca eh q eu nao marco presença so fico observandoxD

Comigo também acontece de não poder responder às dúvidas lá da comunidade do orkut; para certas perguntas, (dessas do tipo: "como fazer uma montagem?") uma resposta breve não esclarece muito, a não ser que você indique o link de um tutorial ou de outro tópico que responsa à questão.

Até +  Piscar

de recados.
Saiba mais aqui.
Roxer
Brush
*

Ver Perfil
« Responder #4 : Janeiro 10, 2009, 09:12:41 »

UP!

The Nick
Gimper

nickmarcolan@hotmail.com
Ver Perfil Email
« Responder #5 : Janeiro 10, 2009, 09:27:27 »

ehasuheuase precisava upar um topico de meia hora atraz? ¬¬
mas... concordo com o kuru-man

O Fórum foi criado justamente para responder dúvidas [2]
Kuru-Man
Global Moderator
Gimper

Ver Perfil WWW
« Responder #6 : Janeiro 21, 2009, 02:27:41 »

Mais um upzinho...  Contente

de recados.
Saiba mais aqui.
Mallefectus
Layer

mallefectus_rip@hotmail.com
Ver Perfil
« Responder #7 : Agosto 18, 2009, 01:30:24 »

por que não um outro UP?
"HARDCORE, HARDCORE,
HARDCORE, HARDCORE!
HARDCORE!!
TEM QUE SER HARD!
TEM QUE SER CORE!
TEM QUE SER HARDCORE!"
petroleiro
Filter

gratidão é a primeira das virtudes do homem.

leandro_rox@hotmail.com
Ver Perfil
« Responder #8 : Novembro 27, 2009, 04:05:09 »

KARU-MAN COMO VC FEZ AQUELE EFEITO DA LETA (R) NA TEXTURA DA MAEIRA RUSTICA?

CONSEGUIR FAZER AH TEXTURA QRIA TBM FAZER OS EFEITOS ESPERO Q POSSA ME AJUDAR!!!!!

TUTORIAL MUITO BOM O SEU VALEU CARA!!!!!!
Vamos pedir piedade.Senhor, piedade Pra essa gente careta e covarde,lhes dê grandeza e um pouco de coragem!

Kuru-Man
Global Moderator
Gimper

Ver Perfil WWW
« Responder #9 : Novembro 28, 2009, 06:58:49 »

Se eu não me engano, já fiz efeito parecido, em algum dos meus tutoriais. Veja o tópico: Algumas coisinhas sobre Aprender...

Um pedido: quando você tiver dúvidas sobre um tutorial específico, poste-as no próprio tópico do tutorial... ou na seção Help do Fórum, que é destinada a dúvidas (porque, senão, vira bagunça, OK?). Abraços!
« Última modificação: Novembro 28, 2009, 07:01:51 por Kuru-Man » Registrado

de recados.
Saiba mais aqui.
didox
Brush
*

wtshleonel@hotmail.com
Ver Perfil
« Responder #10 : Março 20, 2010, 11:52:55 »

Apesar de estar lendo isso hoje é importante. Muitas das coisas que aprendi aqui foi apenas lendo os comentários (dúvidas) do membros e na certo procurando pessoas com a mesma dúvida (isso quando eu não tinha nada pra fazer mesmo). Mas no geral eu to de acordo aqui é um fórum e todas a dúvidas devem ser compartilhadas para a evolução de todos.
Dattebayo!!

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: